O evento procurará traçar um panorama atual e apontar perspectivas futuras da atuação da Universidade na promoção de uma educação anti-racista. A UFRGS está dentro de um contexto de vitórias dos movimentos anti-racistas, manifesta pela aprovação das cotas para negros, indígenas, carentes e deficientes físicos em boa parte das IES brasileiras, e com os sete anos da aprovação da lei 10.639, que garante o ensino de história e cultura afrobrasileira nas escolas da educação básica. Quais são as ações concretas e e possibilidades futuras de sua participação nesse cenário? Para isso, com a participação de professores, técnico-administrati vos, estudantes e ativistas sociais, serão debatidos o presente e o futuro da atuação da UFRGS na promoção da educação antirracista como um todo.
A atividade conta com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre/RS) , União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Diretório Acadêmico da Biomedicina da UFRGS.
PROGRAMAÇÃO
Palestrantes:
Rita de Cássia dos Santos Camisolão – Diretora do Programa Educação Anti-Racista no Cotidiano Escolar e Acadêmico da UFRGS;
Luiz Dario Teixeira Ribeiro - Professor Adjunto de História (Contemporânea e Afro-Asiática da UFRGS);
Jose Antonio dos Santos da Silva – Dirigente estadual da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO)
Luiz Mendes – Coordenador do Sindicato dos Servidores da Justiça e integrante do Movimento João Cândido.
18h30 às 22h30 - MESA 2: O papel da UFRGS na promoção das cotas
Palestrantes:
Representante da Comissão de Ações Afirmativas da UFRGS) (Nome a confirmar)
Eriane Pacheco (Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes)
Leonardo Silveira (Dirigente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas)
Adriana da Silva (Presidente do DA da Biomedicina da UFRGS e estudante cotista)Fonte: Coordenação de Imprensa da ASSUFRGS (Fone 3228 1054)
Nenhum comentário:
Postar um comentário