SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A escolha do nome dos filhos

Parece muito natural que a escolha do nome de um filho seja simplesmente isso: uma escolha do nome mais bonito. Mas em muitos lugares não é bem assim. Dependendo da cultura, há outros fatores decisivos na escolha do nome.

Por Marie Kreft

Expectativas de futuro

A África é um continente enorme, e há grande diversidade entre a cultura das várias regiões. As famílias levam muita coisa em conta na hora de escolher o nome de um filho, e uma delas é a expectativa que os pais têm para o futuro da criança. Existe a crença de que o nome é capaz de influenciar a vida da pessoa, e não só a dela, mas também a dos parentes.

Muitos bebês africanos recebem dois nomes: um é dado assim que nascem, e o segundo um pouco mais tarde.

Criança da chuva

Na Nigéria, os bebês que nascem na comunidade iorubá recebem um nomeoruku, que descreve as circunstâncias do nascimento. Abegunde, por exemplo, um nome de menino, significa "nascido em um feriado". Bejide é um nome de menina e quer dizer "criança nascida num dia de chuva".

Mais tarde, as crianças iorubá recebem um nome oriki, que indica a expectativa para o futuro. Dunsimi significa "não morra antes que eu" e Titilayo, "felicidade eterna".

Fofinho

Os bebês de tribos quenianas que falam suaíli recebem, quando nascem, um primeiro nome chamado jina la utotoni. É um nome escolhido por um parente mais velho, e normalmente está ligado à aparência da criança. Biubwa, por exemplo, quer dizer "fofinho, macio", e Haidar é considerado um bom nome para um menino que parece "forte e vigoroso".

Cerca de 40 dias depois do nascimento, o jina la ukubwani (o nome adulto) é escolhido pelos pais ou pelos avós paternos.

Nascido numa segunda-feira

Os falantes do idioma akan, em Gana, realizam uma cerimônia sete dias após o nascimento do bebê para lhe dar um nome. O pai do recém-nascido escolhe o nome de um parente querido, na esperança de que a criança cresça e faça jus ao nome. Os nomes akan também têm significados especiais, como Kojo (nascido numa segunda-feira) e Minkah (justiça).

FONTE:http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/pelo-mundo/ Acessado em 13/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário