SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CULINÁRIA: Um legado da Mãe África

Culinária da melhor qualidade!

A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa.
A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como vatapá e moqueca.
A feijoada é considerado o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos e carne de porco. Começou, certamente, quando escravos negros tentaram reproduzir pratos típicos da culinária portuguesa da região do Porto que misturavam feijão branco com carne de porco. Os escravos negros modificaram a receita, pois só tinham acesso a feijões pretos, partes rejeitadas do porco que eram salgadas (pés, rabos, orelhas) e carne-seca. A feijoada é acompanhada pela farofa, prato a base de farinha de mandioca, com origem indígena.

Confira abaixo alguns pratos típicos e receitas para você aprender a ter sua cozinha africana em casa!

ABARÁ: Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Iansã, Obá e Ibeji).

ACAÇÁ: Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamada acaçá de leite.) [No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Oxalá, Nanã, Ibeji, Iêmanja e Exu.]

ABRAZÔ: Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dendê.

RECEITAS!

- caruru.









FONTE:http://facebrasileira.blogspot.com/2008_08_01_archive.html Acessado em 02/11/2009


2 comentários: