SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Máscaras Africanas

A utilização de máscaras em cerimoniais é prática comum há milhares de anos na Africa. As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem, ou de evocação de entidades espirituais. As máscaras apresentam-se, também, como elementos de afirmação étnica, expondo características de cada grupo. Assim, existe uma grande diversidade de formas e técnicas de confecção.

Normalmente, a máscara é apenas um dos elementos utilizados nas cerimônias e rituais, havendo a combinação com outras manifestações, como dança, música e instrumentos musicais.
Mas se no passado era prática generalizada, o uso de máscaras rituais teve um enorme declínio nas últimas décadas. Entretanto, a manufatura e o emprego deste objetos continua sendo um aspecto fundamental na identidade de vários grupos étnicos africanos. Por isso, já existem pessoas que trabalham pela preservação deste hábito milenar.

A máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. Além de representarem os espíritos ancestrais, em alguns casos objetivam o controle de forças espirituais das comunidades para um determinado fim, sejam estas forças benéficas ou malignas.

Que tal criar algumas máscaras com seus alunos?
Aí vai algumas sugestões!








FONTES DE PESQUISA:http://www.prof2000.pt/users/pedroneto/evt/p%C3%A1gina_2.htm
http://observarte.zip.net/arch2008-03-23_2008-03-29.html
http://addhi-dhaiva.com.br/Loja/web/produtos_descricao.asp?codigo_produto=13
http://1203africa.blogspot.com/2008/10/as-mscaras-africanas.html



Um comentário: