SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

domingo, 4 de outubro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É PRECONCEITO?





















Definição do dicionário on line priberam para a palavra PRECONCEITO: Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério; superstição; prejuízo; erro.

Na 1º definição: Preconceito é o conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério - Agora analisando essa definição e a construção da palavra é mais ou menos assim PRÉ(antecipação)+CONCEITO(entendimento, idéia, opinião), então neste significado condiz com uma "antecipação de idéia", e confirma a frase posterior: "Sem fundamento sério", sem base, sem concepção sólida.
Na 2º definição: Superstição - A palavra logo no ínicio dela, nos lembra algo "super" e isso quer dizer excessivo, e na sua significação menciona algo sobre excessiva crença errônea que induz a falsas concepções que levam a prática de coisas absurdas e imaginárias.
Na 3º e 4º definição: Prejuízo e erro - na primeira palavra também significa "efeito de prejudicar" e "opinião antecipada", e a palavra erro também quer dizer equivoco, engano.

Somando essas três definições, teremos: PRECONCEITO é a Antecipação de idéia que provém de um excessiva crença errada que pode prejudicar alguém com essa concepção equivocada.

Quando olhamos em uma determinada direção, com certeza encontraremos algo, mas se esquecemos de olhar as outras direções, o que encontramos tenderá a está incompleto, pois olho apenas para um dos lados, e neste encontro apenas um fragmento de toda uma verdade espalhada nas 4 direções, e se tomo aquele pequeno achado como o único...terei uma verdade truncada, por minha própria escolha.

Quando não sabemos o contexto todo de uma realidade, acabamos por nos enquadrar no grupo que só olha para um dos lados e esquecem todo o resto, e ai que entra a "antecipação de idéia", pois julgamos o fato apenas por um prisma, usando unicamente o que "sabemos" ou que achamos que conhecemos.

E muitos sofrem com esse desconhecimento das causas, não apenas quem é alvo do julgamento, mas também que é o autor, pois ele não sabe que na história toda o mais prejudicado é ele, pois que é o alvo pode amadurecer seus pontos de vista, compreender a situação, entender quem o atingiu, mas quem foi o "dardo" se mostra tão rigidamente embasado em argumentos fracos e ficticios que se recusa a ouvir outras opiniões que o fariam perceber que entre PRECONCEITUOSO e o PRECONCEITUADO, quem sofre mais é o que tomar a posição mais radical, não se abrindo para as multifacetas de um mesmo episódio.

Leia o artigo na íntegra no site: http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/899662 Acessado em 04/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário