SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

sábado, 3 de outubro de 2009

O preconceito racial e social ainda existem.

Embora estejamos no século XXI ainda não nos vemos lives do preconceito racial, que está encrustado no seio de nossa sociedade desde os tempos da colonização. Por mais que mudanças tenham ocorrido proporcionando melhores condições de vida para os pardos e negros, ainda vemos que muitos vivem à margem da sociedade por falta de oportunidades iguais para todos.

Leis mais severas tem reduzido à força os abusos que ocorriam, mas como todos sabem, no Brasil as leis não valem para todos, os pobres, os negros e os favelados sempre pagam o preço da cor de sua pele ou de sua condição social, e isso precisa mudar.

Para quem acredita que o preconceito é coisa do passado, basta entrar em uma empresa de grande porte… Você verá que os cargos de chefia em sua maioria são ocupados por pessoas de pele clara e nascidas em berço de ouro, aos menos favorecidos restam os cargos operacionais (o serviço pesado de um modo geral).

Outro exemplo que tivemos recentemente foi o ocorrido em uma operação policial na Favela do Muquiço, em Guadalupe, onde um menino de 6 anos de idade morreu com um tiro na cabeça. O governo pouco se importou e apenas mandou mais policiais para conter os ânimos. No mesmo dia o filho de uma promotora de justiça se envolveu em uma confusão numa boate de ricos que levou à morte de outro jovem de classe média alta. O Governador foi ao enterro do jovem rico, mas ignorou a criança pobre. Não foi preconceito racial propriamente dito, mas mostra que existe no mínimo um preconceito social, onde os ricos recebem atenção especial, enquanto aos pobres resta o esquecimento.

Publicado em julho 2, 2008 por Luiz Souza
FONTE: http://videosespetaculares.com/o-preconceito-racial-e-social-ainda-existem Acessado em 03/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário