SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS

TODOS JUNTOS APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS

TODAS as pessoas têm contribuições para dar, se TODAS tiverem a mesma oportunidade de aprender e conviver.

Aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser.

APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS

Cada vez mais, sentimos que certas ações educativas ultrapassam as paredes das salas de aula e das escolas e migram para espaços públicos até então não utilizados para a disseminação de valores, normas, princípios e crenças que as sociedades formulam para orientar o comportamento de seus integrantes. O sentimento de que algo precisa ser transformado, de que há necessidade de criar e discutir novas trajetórias para o desenvolvimento humano permeia essas ações, conduzindo- as a movimentos solidários de mobilização, reflexão e mudança.

Na escola passamos a conviver com muitas crianças “diferentes”, de outros níveis sociais, outras raças, culturas, religiões e também diferenças físicas; ensinar seu filho a respeitar o próximo é um bom começo para que ele seja um adulto feliz e bem sucedido na vida. Há que se ensinar aos pequeninos, que não devemos excluir o outro devido as suas diferenças, mas sim aprender com ele, e colaborar da melhor maneira possível. O colaborar não significa dramatizar a situação, ou impedir que a criança “diferente” viva a vida de uma maneira natural, e sim colaborar no aspecto de solidariedade humana. Acima de tudo ensinando ao seu filho que algumas pessoas nascem com alguma dificuldade seja física ou mental, mas nem por isso são inferiores ou pessoas que devem se manter afastadas do convívio social.

Desde pequenino seu filho tem de aprender a lidar com as diferenças do coleguinhas de escola. Fazer com que ele se aperceba que o coleguinha é diferente, e nem por isso ele é inferior a ele, é de vital importância na vida de seu filho. Somos muitos, mas somos únicos. Cada um de nós é diferente do outro. São as diferenças que possibilitam o nosso crescimento. Se repararmos bem, os dedos das nossas mãos não são iguais: cada um tem sua função e todos juntos possibilitam grandes realizações. Isso pode e deve acontecer conosco também.

Na empresa, por exemplo, há uma diversidade enorme entre as pessoas, mais se houver respeito, aceitação mútua e colaboração se formarão um ambiente gostoso, de harmonia e fraternidade. Assim, devido à união que se criou, todos se sentirão bem e terão vontade de ir para seus afazeres alegremente. Isso é muito bom. Feliz da empresa que conseguir criar esse clima. Pois o rendimento de todos será melhor! Sem temer a crítica do colega ou as atitudes inconvenientes por parte dos demais companheiros, todos ficarão mais à vontade para perguntar aquilo que não entenderam e resolver suas duvidas. Respeito, colaboração e participação efetiva de cada um são importantíssimas também, quando realizamos trabalhos em grupos. Como somos diferentes, cada um deve colocar os seus dons a serviço do grupo, garantindo assim, o êxito no trabalho.

Não podemos nos esquecer de que o objetivo de uma atividade em equipe é comum a todos os participantes e que todo são muito importantes para um resultado satisfatório. Todos devem ser motivados a participar, sem omissão. Se não o fizerem, todo o grupo será prejudicado. Trabalhar em grupo pode parecer complicado no inicio. Sempre surgem aqueles que se julgam os “donos” do grupo: só eles querem falar e mandar. Se todos se ajudarem mutuamente, as diferenças individuais só ajudarão e estimularão o crescimento. Afinal, ninguém é bom em tudo e, como diz um velho ditado, “a união faz a força”.

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2873&onde=2

http://compare.buscape.com.br/aprendendo-sobre-as-diferencas-rodrigo-estramanho-de-almeida-859802807x.html?pr=7405

2 comentários:

  1. Gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de abrir espaço para a História e Cultura Africana e afrobrasileira!


    Lúcia

    ResponderExcluir