Lucimar Rosa Dias, especialista em Educação e relações raciais, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo e membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros, do Ministério da Educação, e Waldete Tristão Farias Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Panamericano e formadora de professores, sugerem as seguintes atividades para promover ações afirmativas e combater o preconceito e a discriminação em sala de aula.
RODAS DE CONVERSA
Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, vale a pena apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. Nessa hora, não tema a conversa franca e o diálogo aberto.
CONTOS
A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças são sempre muito bem-vindos.
BONECOS NEGROS
As crianças criam laços com esses brinquedos e se reconhecem. É interessante associar esses bonecos ao cotidiano da escola e das próprias crianças, que podem se revezar para levá-los para casa. A presença de bonecos negros é sinal de que a escola reconhece a diversidade da sociedade brasileira. Caso não encontre bonecos industrializados, uma boa saída é confeccioná-los com a ajuda de familiares.
MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS
A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0199/aberto/mt_215028.shtml
Boa noite!
ResponderExcluirGostei muito das sugestões passadas para a realização de atividades voltadas para a questão racial.Já que é pouquíssimo trabalhada nas escolas é sempre bom ter acesso à idéias para explorá-la.
sou professora e estava procurando algo sobre a semana da consciencia negra para trabalhar com meus alunos. Essas idéias são ótimas, mas gostaria que você indicasse alguns filmes.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEstva á procura de idéias para á criação de um projeto sobre o Afro-Brasileiro... e gostei muito
dessa sugesrões,pois com elas tirei umas dúvidas,e estou certa de que estou indo no caminho certo.
Obrigada Eliane. São recadinhos como os teus que me motivam todos os dias. Grande abraço e volte sempre!
ResponderExcluir