SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Matacuzana, o que é isso?!?!


A matacuzana é um jogo de origem africana muito popular em Moçambique. O bom dele é que você pode se divertir em qualquer lugar, só precisa ter algumas pedrinhas. Essa brincadeira foi trazida para o Brasil pelos escravos e deu origem a outros jogos com pedras, como “três-marias” e “chocos”. Então, vamos brincar?!

Como jogar:

Antes de começar, você deve providenciar algumas pedrinhas e fazer um buraco no chão. Se você estiver dentro de casa, recorte um círculo de papel e coloque-o no chão para fingir que é um buraco. Agora, reúna alguns amigos, cada um com uma pedrinha na mão, e encha o buraco com outras pedrinhas.

O objetivo da brincadeira é jogar a sua pedrinha para cima, tirar uma das pedrinhas do buraco e pegar de volta a sua antes de ela cair no chão. Joga uma pessoa por vez. Cada um deve ir jogando até errar ou esvaziar todo o buraco. Quem erra passa a vez. Ah! Claro que vence quem tirar o maior número de pedrinhas!

Se esse objetivo parecer muito fácil para você e a sua turma, há algumas maneiras de elevar o nível de dificuldade da brincadeira. Que tal tirar duas pedrinhas do buraco em vez de uma? Ou bater palmas depois de lançar a pedrinha para alto? Tente! Se ainda assim vocês acharem moleza, inventem outras maneiras de complicar!

FONTE: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/212/matacuzana-o-que-e-isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário