SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eu nunca tive um amigo negro


Nunca se discutiu tanto a questão racial no Brasil como na época da aprovação da lei das cotas para negros em nossas universidades públicas. Também foi esclarecedora a percepção de nossas limitações nesse assunto. Subitamente, fomos brindados com as mais sofisticadas teorias sobre a inexistência do conceito de "raça", que seriam muito bem vindas caso não estivesse totalmente deturpadas pelo nosso "racismo cordial".

Ao pensar em um suposto "conflito racial", algumas pessoas foram a público denunciar a inconstitucionalidade, a aberração e a inutilidade de uma política de cotas para negros, visto que não existe racismo no Brasil. Daiane dos Santos, Neguinho da Beija-Flor e tantos outros foram "branqueados" e alçados a sua genética condição europeia que lhes excluiria de uma vaga especial pelo sistema de cotas. Ao lermos o livro de ficção científica de Monteiro Lobato, "O presidente negro", somos capazes de entender o que pode significar tais asserções e os aspectos políticos nelas envolvidos. Branqueamos os nossos negros, paradoxalmente, para mantê-los afastados de nós e de qualquer compensação reparatória, mesmo que mínima.
Leia o texto na íntegra acessando: http://cenbrasil.blogspot.com/2010/08/eu-nunca-tive-um-amigo-negro.html

Um comentário:

  1. Este é o nosso país,violento,pobre e doente e um racismo ainda não compreendido por muitos que se fazem de cegos diante desse enorme problema,ainda querem ser a sede da copa do mundo,para mostrar o que???

    ResponderExcluir