SAPUCAIA DO SUL/RS

SAPUCAIA DO SUL/RS

quarta-feira, 23 de junho de 2010

BONECAS ABAYOMI : Profª Cínthia, espero que seja isto que estavas procurando. Abraço!




Passo-a-passo da confecção da Abayomi:

Image  Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us

"De origem iorubá, a palavra Abayomi pode ser traduzida como meu presente ou aquela que traz minhas qualidades."
Inspiradas em personagens do cotidiano, contos de fada, circo e orixás, as Bonecas Abayomi, sempre negras, buscam o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira. São feitas de sobras de panos cedidas pelas confecções, que são amarrados, resgatando o fazer artesanal da forma mais singela, sem costuras e com o uso mínimo de ferramentas, enquanto questões sobre o racismo, sexismo e violência são refletidos

As bonecas de trapo também fazem parte da cultura brasileira. As bonecas negras Abayomi: boneca de pano, sempre negra, de confecção muito simples, que não utiliza cola nem costura e os retalhos são apenas amarrados. De formas e tamanhos variados (de 2cm a 1,5m), representam figuras mitológicas, do cotidiano, personagens circenses, manifestações folclóricas e culturais.

As bonecas Abayomi são totalmente feitas de nós.

De forma simples, sem costura. Nessas bonecas e bonecos eles representam pessoas que conhecem ou imaginadas. Mais tarde estas bonecas poderão fazer parte de um jogo social (RPG) onde as crianças, além de criar os personagens, imaginam, elaboram e interagem com a vida comunitária destes personagens.










2 comentários:

  1. Oi Si, conheci a Lena Martins que criou a boneca abayomi, nós trabalhamos juntas na mesma feira de artesanato em Madureira suburbio do Rio de Janeiro de 1986 a 1993 quando o horrendo prefeito César Mala acabou com a nossa feirinha. A Lena era uma daquelas pessoas iluminadas no nosso espaço de trabalho! militante do movimento de mulheres negras, trouxe de São Luís do Maranhão a arte e a força ancestral para iluminar e fortalecer o grupo de mulheres negras do Rio de Janeiro. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso este trabalho das bonecas.Não conhecia.Venha pegar uma flor de amizade no linguagemeafins.blogspot.com.estou comemorarando 1 ano de blog

    ResponderExcluir